Ministro da Educação, Camilo Santana, é o convidado na reestreia do programa Perspectivas; assista
Em conversa com Soane Guerreiro, Santana falou sobre programas relacionados à educação e convocou estudantes endividados a fazerem parte do Fies Social
O ministro da Educação, Camilo Santana, é o entrevistado do programa Perspectivas, que faz a sua reestreia nesta terça-feira (19). Em conversa com a apresentadora Soane Guerreiro, Santana falou sobre o programa Pé-de-Meia, a postura do governo em relação à pauta homeschooling, defendida por conservadores, abordou a situação atual do PL do Novo Ensino Médio e fez uma convocação para que estudantes acertem suas dívidas com o Fies Social.
+ Leia mais sobre Brasil no SBT News
"A meta do programa é não deixar ninguém para trás. Porque metade dos alunos do Ensino Médio não fez a prova do Enem passado? Qual o motivo para um aluno deixar a escola? Com o Pé-de-Meia, queremos garantir a permanência do jovem na escola, através de uma poupança, de um auxílio financeiro", explicou Camilo Santana sobre o Pé-de-Meia, revelando também detalhes sobre como funcionará o pagamento das parcelas aos estudantes.
Sobre a pauta homeschooling, Camilo deixou claro que a sua postura e a do governo é que o aprendizado precisa ser feito dentro da escola. "Inclusive, são experiências que alguns países ricos estabeleceram e não tiveram resultados comprovados cientificamente. O Brasil precisa garantir que a presença dos nossos alunos esteja na escola, convivendo com outros alunos, com a diferença, construindo relações em sala de aula. É essa visão em que nós acreditamos", defendeu.
O ministro também explicou as vantagem do Fies Social e sobre como o programa permite a estudante endividados renegociarem os valores faltantes. Apesar das vantagens oferecidas pelo programa, Camilo fez uma convocação, pois a adesão ao projeto se encontra baixa no momento.
"O último relatório que eu recebi, cerca de 15% dos 1.2 milhão de estudantes endividados haviam aderido ao programa. Eu quero aqui fazer uma conclamação para que todos que tenham dívida no FIES se regularizem até maio. Limpem o nome e voltem para a universidade para terminar seus cursos", falou.
Você pode conferir o programa Perspectivas no site e canal do YouTube do SBT News.