Publicidade
Brasil

Ministério da Saúde promete suporte a hospitais para implementar acolhimento no luto gestacional

Projeto da Câmara dos Deputados, aprovado no Senado, aguarda sanção presidencial para entrar em vigor

Imagem da noticia Ministério da Saúde promete suporte a hospitais para implementar acolhimento no luto gestacional
Governo federal se compromete a implementar política nacional de humanização do luto parental em hospitais públicos | Foto: Reprodução
Publicidade

O Ministério da Saúde garantiu nesta quarta-feira (09) que irá adotar medidas para que os hospitais públicos do Brasil se adaptem à Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental. A decisão ocorre após a aprovação do Projeto de Lei nº 1.640/2022 pelo Senado Federal, na última terça-feira (08), e que aguarda apenas sanção presidencial para entrar em vigor.

A proposta estabelece um conjunto de direitos voltados às famílias que enfrentam perdas gestacionais ou neonatais, como salas reservadas, apoio psicológico, exames para identificar causas da perda, direito a sepultamento do feto ou bebê, presença de acompanhante e capacitação de profissionais para lidar com o luto.

Para o ministro da pasta, Alexandre Padilha, a mudança é um avanço importante e vai exigir adaptações nos serviços de saúde. Ele afirmou que o ministério dará suporte a essa reorganização, destacando que medidas semelhantes já melhoraram o cuidado com gestantes e reduziram a mortalidade materna no país.

*Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade