Ministério da Justiça determina que PF abra inquérito para investigar ataque ao assentamento do MST
Ataque deixou três pessoas mortas e cinco feridas na noite de sexta (10), em Tremembé (SP)
Yumi Kuwano
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou, neste sábado (11), que a Polícia Federal instaure um inquérito para investigar o ataque ao assentamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na cidade de Tremembé, no interior de São Paulo.
O ataque a tiros registrado na noite desta sexta-feira (10) deixou três pessoas mortas e outras cinco gravemente feridas. Segundo testemunhas, pessoas armadas chegaram em cinco carros e três motos, atirando, atingindo inclusive crianças e idosos.
As vítimas fatais foram identificadas como Valdir do Nascimento, Gleison Barbosa de Carvalho e Denis Carvalho, que foi internado mas não resistiu e morreu neste sábado.
+ Três pessoas morrem em ataque a assentamento do MST em Tremembé
Uma equipe da PF, com agentes, perito e papiloscopista, foi enviada para o local.
No ofício enviado à PF, o ministro em exercício, Manoel Carlos de Almeida Neto, cita a violação a direitos humanos.
Mais cedo, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania emitiu uma nota sobre o ataque e disse que a pasta está buscando, por meio do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), mais informações sobre os fatos ocorridos e que oferecerá assistência para as lideranças do assentamento.