Publicidade
Brasil

Mercado pet cresce e microempreendedores ampliam presença com novidades e tecnologia

etor fatura R$ 75 bilhões ao ano e micro e pequenos negócios já representam 98% do mercado

Publicidade

Quem tem animal de estimação sabe: os gastos não param. É comida, banho, consultas no veterinário e muitos outros cuidados. Esse mercado bilionário tem atraído cada vez mais micro e pequenos empreendedores, que já respondem por 98% do setor pet no Brasil.

Na feira que acontece em São Paulo, centenas de expositores apresentam novidades para cães, gatos, aves e até peixes. Entre os lançamentos, há caixas de areia automáticas para gatos, acionadas por aplicativo, cosméticos e suplementos alimentares, além de opções gourmet para alimentação. O tutor Érik Gonçalves aprovou a novidade para sua cadela Amora. “Ela adorou! Se colocar mais ali, ela come tudo!”, contou.

+ Leia também: Ter relação com animal de estimação melhora qualidade de vida, diz estudo

As sobremesas também ganharam espaço. A microempreendedora Cátia Stegle, do Sebrae, criou o “morango do amor canino”, feito com ingredientes naturais como batata-doce, coco e cobertura de beterraba.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o faturamento do setor em 2024 foi de R$ 75 bilhões, alta de 9,6% em relação a 2023. Para Guilherme Martinez, diretor da PET South America 2025, o segmento oferece “muita oportunidade para quem quer empreender e entrar num novo setor que envolve tanto amor, que é o setor pet”.

+ 'RG Animal': governo lança cadastro nacional para cães e gatos

O evento também dá espaço para pets aquáticos, com um pavilhão de 2 mil metros quadrados exibindo espécies exóticas, e para o Mastergroom, um dos maiores campeonatos de banho e tosa do mundo. “Hoje o pet é um membro da família. O brasileiro acaba transferindo esse hábito, até um pouco excessivo, de banho para o pet”, explicou Luiz Renato Marques, coordenador do campeonato.

Até o fim da feira, os organizadores esperam receber cerca de 40 mil visitantes, movimentando ainda mais um mercado que não para de crescer.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade