Menino de 4 anos morre em UPA da zona leste de São Paulo
Família aponta negligência e falha no atendimento; criança chegou a ser levada mais de uma vez ao local até ser diagnosticada com dengue
Um menino de quatro anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, na noite desta quinta-feira (2). A família acusa o local de negligência e falha no atendimento.
Identificado como Heitor Fellipe Moraes Alves, a criança foi levada à UPA pela primeira vez na segunda-feira (29), após se sentir mal. Na ocasião, foi liberada após ser medicada. Na quinta-feira de manhã, o menino retornou à unidade, com novo mal-estar, apresentando febre persistente, dor abdominal e vômito.
Ele só foi atendido às 17h, quando foi encaminhado à sala de emergência e recebeu resultado positivo para a dengue. Segundo o boletim médico, às 19h, Heitor tem um choque hipovolêmico, decorrente da perda de grande quantidade de líquidos e sangue. Ele falece às 20h30, após 1h30 de tentativa de reanimação.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirmou estar "indignada com o caso", e disse que a equipe técnica e jurídica da pasta realiza uma investigação rigorosa no atendimento prestado à criança.
O caso foi registrado no 24° DP, da Ponte Rasa. O velório de Heitor Fellipe está marcado para às 20h desta sexta-feira (3), no Cemitério de Itaquera, na zona leste. Ele será sepultado às 9h de sábado (4).