Máximas acima de 34ºC: cidade de SP pode ter recorde histórico de calor para março
Defesa Civil já decretou Estado de alerta para altas temperaturas no município; interior pode registrar 38ºC

Camila Stucaluc
A onda de calor que chegou ao Brasil nesta semana deve fazer com que a cidade de São Paulo registre um recorde histórico para o mês de março. Segundo o Climatempo, espera-se que as temperaturas alcancem máximas entre 34ºC e 35ºC, podendo ultrapassar os 34,3ºC registrados em março de 2012 - até então o dia mais quente para o mês.
“Se a temperatura chegar aos 34,3°C nos próximos dias, o recorde de calor histórico para março e o recorde de calor para 2024 será igualado. Mas com apenas um décimo a mais, com 34,4°C, uma nova marca histórica será estabelecida tornando esta onda de calor de março 2024 ainda mais excepcional”, disse o Climatempo.
Em meio ao cenário de forte calor, a Defesa Civil de São Paulo decretou Estado de alerta para altas temperaturas em toda a cidade. A atenção também ocorre em meio aos baixos índices de umidade, que ficarão a um pouco abaixo dos 30%.
“O ar quente e mais seco ganha força, garantindo dias com temperaturas elevadas. Nessas condições, o CGE recomenda beber água à vontade, usar umidificadores de ar nos ambientes fechados, proteger-se do sol e evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h”, disse o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
O calor deve ser ainda mais intenso no interior do estado. A previsão é de temperaturas de 36°C a quase 38°C – valores acima do normal para março. Na região de Araçatuba, por exemplo, a média de temperatura máxima para o mês é aproximadamente 32°C, enquanto em São Carlos, é de 28°C. Já em Campinas e Sorocaba, a média é de 30°C.
Cuidados no calor
Em meio ao forte calor, especialistas alertam para perigos à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis. A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar. Veja outras dicas:
- Busque abrigo em locais com sombra;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Faça exercícios físicos nos horários em que o sol não esteja tão forte;
- Prefira uma alimentação leve, sem gorduras ou frituras;
- Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.
Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ao sol ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo pulverizando água também pode ajudar.









