Publicidade
Brasil

Massa de ar frio deixa estados do Sul em alerta para tempestades e baixas temperaturas

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem ter chuvas de até 100 milímetros e ventos de até 100 km/h

Imagem da noticia Massa de ar frio deixa estados do Sul em alerta para tempestades e baixas temperaturas
Chuva e queda de temperatura atingem estados do Sul | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo, nesta segunda-feira (24), para tempestades e baixas temperaturas na região Sul do Brasil. Uma massa de ar frio atinge o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, causando chuva e temporais com rajadas de vento e queda nos termômetros.

+ Vídeo: Adolescentes violam túmulo e zombam de cadáver em cemitério no Paraná

Desde sábado (22), o avanço de uma frente fria, associada a uma forte massa de ar frio polar, causa a mudança no tempo no Rio Grande do Sul. Parte do estado gaúcho está em alerta laranja – que significa "perigo" – para baixas temperaturas, com quedas que podem chegar a mais de 5 °C. Segundo o Inmet, há risco à saúde para os moradores da Região Metropolitana de Porto Alegre, do Sudoeste, Sudeste, Centro Ocidental e Centro Oriental Rio-grandense.

O Rio Grande do Sul ainda está em alerta amarelo, de "perigo potencial", para tempestades. O instituto aconselha que sejam desligados aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia nas regiões de maiores riscos. Para quem mora em encostas, a orientação é estar atento e sempre ficar em local abrigado. As instabilidades afetam grandes áreas do estado.

As pancadas de chuva do fim de semana impactaram o nível dos rios gaúchos. O Lago Guaíba subiu 23 centímetros em 11 horas e chegou a marca de 3,41 metros às 6h desta segunda – a cota de alerta é de 3,15 m.

A prefeitura de Guaíba, cidade na Região Metropolitana de Porto Alegre, emitiu um alerta de risco para inundações nas margens do lago.

Paraná

O Inmet emitiu um alerta laranja, de "perigo", para tempestades no Paraná. Com o aviso, 125 cidades do estado estão sob risco de chuvas fortes. Nesta segunda-feira, as regiões podem ter chuva de até 100 milímetros. As tempestades vão atingir, segundo o instituto, as regiões Sudoeste, Metropolitana de Curitiba, Sudeste, Oeste e Centro-Sul Paranaense.

Santa Catarina

O estado de Santa Catarina também está em alerta laranja para tempestades. De acordo com o Inmet, os ventos podem chegar a 100 km/h e pode haver queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Com a chegada de uma massa de ar polar vinda do Rio Grande do Sul, o estado catarinense deve ter o primeiro fio intenso de 2024. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, nesta semana haverá o ingresso de frentes frias, mas no final de semana o "frio volta com tudo".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade