Marta pede demissão de posto na gestão de Nunes após aceitar ser vice de Boulos
O principal articulador da aliança entre Boulos e Marta foi o presidente Lula. Atualmente sem partido, a ex-prefeita tem até abril para se filiar a alguma sigla
A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy oficializou, nesta terça-feira (9.jan), sua saída do posto de secretária de Relações Internacionais da gestão de Ricardo Nunes (MDB). A ex-petista comunicou a decisão por meio de carta, após reunião com o atual prefeito.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No texto, Marta enumera ações à frente da pasta e encerra dizendo: "Seguirei caminhos coerentes com minha trajetória, princípios e valores que nortearam toda a minha vida pública e que proporcionaram construir o legado que me trouxe até aqui” (confira a íntegra abaixo).
Apesar de não ter deixado claro na carta, Marta deixa a gestão de Nunes para integrar como vice a chapa do principal oponente do emedebista nas eleições municipais de 2024: Guilherme Boulos, do PSol.
O principal articulador da aliança entre Boulos e Marta foi o presidente Lula. Atualmente, ela está sem partido e, segundo a legislação eleitoral, a ex-prefeita tem até abril para se filiar a alguma sigla.
Pelo PT, Marta comandou São Paulo de 2001 a 2004, mas deixou o partido para se filiar ao MDB em 2015 e chegou a votar a favor do impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.
É a primeira vez na história que o Partido dos Trabalhadores não vai lançar um candidato próprio na disputa pela Prefeitura da capital paulista. O acordo de Boulos com o presidente Lula era de que ficaria com os petistas a indicação de um nome para vice da chapa.
Confira íntegra da carta:
"Ao Sr. Prefeito Ricardo Nunes,
Agradeço a oportunidade de ter-me proporcionado trabalhar pela cidade de São Paulo à frente da Secretaria de Relações Internacionais nos últimos 36 meses.
Com o seu apoio e colaboração tive a honra de desenvolver o programa que transformou São Paulo num "Farol Antirracista" através das "Exposições da Consciência Negra" nos últimos 3 anos. Realizamos as "Viradas ODS". Assmimos a presidência da "Rede Mercocidades". Conquistamos o prêmio "Cidade/Capital Verde" oferecido pela UCCI. Orgazinamos o São Paulo International Summit. Promovemos o Fórum contra a Discriminação da Unesco, incentivamos o Ecoturismo em Parelheiros, entre outras tantas ações que elevaram o prestígio, trouxeram divisas e valorizaram a cidade de São Paulo.
Agradeço à toda sua equipe de colaboradores, como também a do prefeito Bruno Covas que, em todos os momentos, acolheram-me com carinho, cordialidade, respeito, disposição de trabalho e dedicação.
Agradeço à minha equipe que ajudou-me a superar os obstáculos e, ao meu lado, trabalhou com afinco e disposição para implementar as políticas públicas e promover a cidade de São Paulo, nacional e internacionalmente.
Neste momento em que o cenário político de nossa cidade prenuncia uma nova conjuntura, diferente daquela em que, em janeiro de 2021, tive a honra de ser convidada por Bruno Covas para assumir a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, encaminho, nesta data, de comum acordo, meu pedido de demissão deste cargo.
Como em outras passagens de minha vida pública, seguirei caminhos coerentes com minha trajetória, princípios e valores que nortearam toda a minha vida pública e que proporcionaram construir o legado que me trouxe até aqui."