Publicidade
Brasil

Mãe salva filha de 6 anos com manobra de Heimlich após engasgo durante jantar

Número de casos assim preocupa no DF; só em 2025, bombeiros registraram 447 ocorrências de obstrução de vias aéreas por corpo estranho

, ,
• Atualizado em
Publicidade

"Foram cinco minutos de desespero", lembra Helen Avelino, mãe da pequena Helena, de apenas 6 anos. A menina se engasgou com um pedaço de carne durante o jantar, na última terça-feira (15), dentro de casa, no Guará, região administrativa do Distrito Federal.

Imagens da câmera de segurança da residência registraram o momento de pânico: Helen pega a filha no colo, tenta virá-la de um lado para o outro e bate nas costas da criança, que começa a ficar roxa.

+ Militar reformado dos Bombeiros se envolve em confusão ao tentar entrar na UTI fora do horário em Brasília

Ela estava sozinha em casa. Mesmo sem nunca ter feito a técnica antes, conseguiu aplicar a manobra de Heimlich e salvou a filha.

"Eu pensei em correr pro quartel dos bombeiros, mas ela já tava roxa. Então eu tentei. Não sabia exatamente como era, só lembrava de uns vídeos, e fui fazendo como pude. Foi Deus", relata a mãe.

A menina Helena se recuperou bem e não precisou de atendimento hospitalar.

+ Polícia Civil do DF faz alerta sobre golpe do falso concurso de "militar temporário" do Exército

Número de casos de engasgo preocupa no DF

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), foram registradas 447 ocorrências de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (engasgo) apenas em 2025.

Junho foi o mês com mais chamados: 85 casos. Em seguida vêm março (77), maio (74), fevereiro (73), abril (69), janeiro (41) e julho, com 28 registros até o momento.

Bombeiros orientam o que fazer em caso de engasgo

Durante um episódio de engasgo, a recomendação é não colocar o dedo na boca da criança se o objeto não estiver visível. Isso pode empurrar ainda mais o item para dentro das vias aéreas.

Mesmo após a criança expelir o objeto, o indicado é procurar atendimento médico. Engasgos podem causar lesões internas ou aspiração de fragmentos.

+ Mãe e filha são presas após roubar R$ 500 mil de produtores rurais no DF

Pediatra ensina como agir

O pediatra Thallys Ramalho reforça que conhecer a técnica da manobra de Heimlich pode ser decisivo. Segundo ele, a manobra consiste em fazer compressões firmes no abdômen, na altura da boca do estômago, para expulsar o objeto que está impedindo a respiração.

"No caso de crianças menores de um ano, a técnica é diferente. O ideal é posicionar o bebê de bruços sobre o antebraço e dar tapas firmes nas costas, entre as escápulas. Em seguida, se não funcionar, vira-se o bebê e faz compressões no peito", orienta.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade