Publicidade
Política

Prefeito de Palmas reassume cargo após determinação do STF

Eduardo Siqueira Campos havia sido preso em junho por suspeita de vazar informações sigilosas do STJ

Imagem da noticia Prefeito de Palmas reassume cargo após determinação do STF
Eduardo Siqueira Campos | Edu Fortes/Prefeitura de Palmas
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a soltura do prefeito afastado de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), e a volta ao cargo. Na decisão, emitida na quinta-feira (17), a Corte acatou o argumento da defesa de que as acusações contra o político não têm relação com o exercício de sua função.

Campos foi preso no fim de junho por suspeito de atuar em uma organização criminosa voltada ao vazamento de informações sigilosas e ao favorecimento de partes em processos em andamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O advogado Antônio Ianowich Filho e o policial civil Marco Augusto Albernaz também foram detidos.

Ao ser afastado do cargo público, Campos foi encaminhado ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Cerca de uma semana após a prisão, o político sofreu um infarto agudo e precisou ser levado às pressas ao Hospital Geral de Palmas, onde ficou em observação por 48 horas antes de ser liberado.

Em meio ao quadro de saúde, o ministro Cristiano Zanin havia concedido prisão domiciliar a Campos. Agora, o magistrado autorizou a soltura, dizendo que a medida era necessária para viabilizar os deslocamentos exigidos pelo exercício da função pública do político. Ele, no entanto, manteve as medidas cautelares, proibindo Campos de deixar o Brasil e de entrar em contato com os demais investigados.

+ Prefeito acusado de matar PM se entrega à polícia no Maranhão

Pelas redes sociais, o prefeito comemorou a decisão de Zanin. “Querido povo de Palmas, eu estou sentado, novamente, na cadeira que Deus e vocês me colocaram. Deus permitiu que esse coração renovado física e espiritualmente volte a essa cadeira com muito mais determinação. O mais alto escalão do Judiciário brasileiro se juntou à prefeitura de Palmas para fazer o melhor ao Estado”, disse.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade