Publicidade
Brasil

Madonna no Rio: veja o balanço da operação para o show da popstar

Ação envolveu 5 mil agentes; foram registradas 213 ocorrências e mais 51 pessoas foram presas ou apreendidas

Imagem da noticia Madonna no Rio: veja o balanço da operação para o show da popstar
• Atualizado em
Publicidade

O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou, na manhã desta segunda-feira (6), o balanço final da operação especial realizada para o show da Madonna na praia de Copacabana, no último sábado (4). Além de cinco mil agentes, dos bombeiros e das polícias militar e civil, a ação contou com 65 torres de observação, 18 pontos de revista e policiamento na areia.

“Temos que entender que fizemos um réveillon da [rua] Paula Freitas à [rua] Princesa Isabel. Ou seja, uma concentração muito maior do que o réveillon, que usa a orla inteira”, comenta o secretário de Segurança Pública Victor César dos Santos.

A coletiva destacou a inauguração de 18 pórticos com câmeras de reconhecimento facial, que auxiliaram no monitoramento em tempo real do público que acessava a área do evento. Houve críticas, porém, à demora para a instalação dos equipamentos no sábado.

Durante todo o dia, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) resgatou cerca de 50 pessoas afogadas no mar de Copacabana. No período do show, os resgates continuaram, incluindo salvamento terrestre e eventos clínicos, como desmaio.⁣

Confira o balanço final

  • Corpo de Bombeiros

Além de realizar mais de 50 atendimentos durante todo sábado (4), os 800 agentes da CBMERJ fizeram cerca de duas mil ações com o apoio de embarcações, quadriciclos, ambulâncias, motos de resgate para deslocamento rápido em meio ao público, viaturas de salvamento e caminhões-tanque nos principais pontos de acesso ao evento.⁣

  • Polícia Militar

Mais de três mil policiais militares foram mobilizados para The Celebration Tour in Rio. No total, quatro mandados de prisão foram cumpridos, entre eles, o de um homem identificado pelo sistema de reconhecimento facial.

Além disso, um adolescente foi apreendido e 38 pessoas foram conduzidas às delegacias de Copacabana. Os agentes apreenderam também cerca de 160 objetos perfurocortantes nos pontos de revista e bloqueio.

  • Polícia Civil

Cerca de 1,5 mil policiais civis foram mobilizados para o show de Madonna em Copacabana. Os agentes prenderam sete pessoas e apreenderam sete adolescentes infratores. Durante o evento, houve o registro de 213 ocorrências.

  • Saúde

Durante o show, o Serviço Móvel de Urgência da Capital (SAMU) registrou 1,8 mil ligações. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da região, foram realizados cerca de 600 atendimentos à população.

  • Cedae

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) distribuiu cerca de 50 mil litros de água para o público em quatro pontos de hidratação pela orla.

  • Patrulha Maria da Penha

Uma ação da Secretaria de Mulher e da Patrulha Maria da Penha marcou presença em quatro pontos de apoio espalhados por Copacabana. Além de um vídeo para alertar sobre assédio, 25 mil abanadores com a campanha "NÃO É NÃO! Respeite a decisão" foram distribuídos para o público.

Para o show de encerramento da turnê em celebração aos 40 anos de carreira da Madonna, que atraiu 1,6 milhão de pessoas, foram utilizadas ações de tecnologia, como o caminhão de comando do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel.

O carro possui 30 câmeras vinculadas a um avançado sistema de reconhecimento facial e drones que sobrevoaram a orla. Com investimento de R$ 8,6 milhões, o veículo possibilitou o auxílio imediato às equipes de agentes espalhadas pela orla para combater possíveis ações criminosas.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade