Machado de Assis: após 'Brás Cubas' viralizar com tiktoker, conheça outros livros do escritor
Livro do "defunto-autor" é o mais vendido na Amazon americana na categoria Literatura Caribenha e Latino-Americana
O livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é um sucesso mundial. Sua versão em inglês está em primeiro lugar entre os mais vendidos na categoria Literatura Caribenha e Latino-Americana da Amazon americana nesta quarta-feira (22). Segundo o Google Trends, a última semana registrou um pico de interesse nas buscas pela obra em todo o mundo. E tudo isso tem uma explicação.
A tradução em inglês do clássico da literatura brasileira viralizou no TikTok, com um vídeo da influenciadora norte-americana Courtney Henning Novak. A tiktoker conta que está fazendo um desafio pessoal de ler um livro de cada país, por ordem alfabética. Ao chegar na vez do Brasil, escolheu a história do "defunto-autor", na versão da Penguin Classics, com tradução de Flora Thomson-DeVeaux.
Encantada com o livro de Machado de Assis, Courtney foi para as redes sociais dizer que já está em abstinência literária: só restavam 100 páginas para a história terminar. O vídeo, publicado no sábado (18), já tem mais de 879 mil visualizações. (Veja o vídeo abaixo).
"Eu tenho três grandes problemas com esse livro. Primeiro, a minha edição só tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim, e se eu for muito cuidadosa elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida? […] Eu acho que é meu novo livro preferido", afirmou a influenciadora.
Considerado o marco inicial do movimento realista no Brasil, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881) é narrado por Brás Cubas, que, após morrer de pneumonia, decide escrever um livro com suas lembranças. Em suas memórias, o "defunto-autor" expõe a hipocrisia da elite carioca do século 19.
Com o nome do escritor Machado de Assis em alta, o SBT News fez uma lista de outras obras de autor que valem a pena serem lidas:
Quincas Borba
Quincas Borba (1891) conta a história de Rubião, professor que é discípulo e herdeiro do filósofo Quincas Borba. Como condição para herdar os bens, ele precisa cuidar do cachorro do falecido, que também se chama Quincas Borba.
Rubião se apaixona por Sofia, que é casada com Cristiano. Enganado pelos dois, ele vive na pele o fundamento do Humanitismo, teoria filosófica de Quincas Borba, em que a razão do homem é sempre buscar viver e que a sobrevivência depende muitas vezes de saber vencer os outros.
Dom Casmurro
Capitu traiu Bentinho? O relacionamento de Bento Santiago com a mulher e o ciúme que ele tinha dela é parte central da trama de Dom Casmurro (1899). O personagem, que viveu em um seminário e depois se formou advogado, acredita que Capitu o traiu com seu melhor amigo, Escobar.
O livro foi traduzido para diversas línguas e é considerado uma das obras mais fundamentais de toda a literatura brasileira.
O Alienista
O livro conta a história do Dr. Simão Bacamarte, um alienista – como os psiquiatras eram chamados na época –, que retorna à sua terra natal, a vila de Itaguaí, e cria a Casa Verde, um local para realizar estudos inéditos sobre a mente humana, mas acaba se perdendo na sua própria loucura.
Em O Alienista (1882), Machado de Assis debate sobre desvios e normalidade, loucura e razão.
Esaú e Jacó
Publicado em 1904, Esaú e Jacó conta a história dos conflitos e reconciliações dos gêmeos Pedro e Paulo. Os dois sempre estão em campos opostos: um é monarquista e o outro republicano; um cursa direito e o outro medicina.
Já adultos, os irmãos lutam pelo amor da jovem Flora Batista. O livro também apresenta o conselheiro Aires – tido como o alter-ego de Machado de Assis –, que usa o personagem para as suas reflexões autorais.
Memorial de Aires
Escrito em 1907, esse é o último romance de Machado de Assis. O livro traz as reflexões e relatos escritos em um diário pelo conselheiro Aires, personagem de outros livros do escritor, que volta a viver no Brasil após sua aposentadoria. É visto como uma possível continuação do livro Esaú e Jacó.
Para muitos, o livro tem características autobiográficas, tratando de temas como a morte, a solidão na velhice, e as fraquezas humanas.