Levantamento do Datafolha aponta que 59% dos brasileiros acreditam que o Brasil é racista
Percepção de discriminação racial é mais forte entre mulheres e pessoas negras
Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha na terça-feira (19), um dia antes do Dia da Consciência Negra, revela que 59% dos brasileiros consideram o Brasil um país majoritariamente racista.
+ Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
O levantamento também mostra que 5% da população acredita que todos são racistas, enquanto 30% avaliam que apenas uma pequena parcela da população discrimina pessoas negras.
A percepção é mais forte entre as mulheres: 74% afirmam que todos ou a maioria dos brasileiros têm preconceito com pessoas negras. Entre homens, esse índice é de 53%.
A sensação de que o racismo tem aumentado nos últimos anos também é mais marcante entre negros. Mais da metade (54%) desse grupo acredita que a discriminação racial cresceu recentemente, percepção compartilhada por 37% dos brancos entrevistados.
+ Crime de racismo: em dez anos, registros de ocorrência aumentam 740% em SP
Sobre experiências pessoais, 56% das pessoas negras relataram já ter sofrido preconceito pela cor da pele. Entre pardos, esse índice é de 17%.
A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, com 2.004 entrevistas em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais.