Juros altos travam o Brasil ao limitar investimentos e encarecer o consumo, diz CNI
Pesquisa da indústria revela que caso a taxa básica caísse, 77% das empresas industriais aumentariam seus investimentos nos próximos dois anos

Gabriela Vieira
Segundo pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) à Nexus, a redução da taxa de juros pode impulsionar significativamente o investimento privado. Os dados deixam claro que, caso houvesse essa diminuição, 77% das empresas industriais do país aumentariam seus investimentos nos próximos dois anos.
O índice afeta empresas de todos os portes, indicando que a redução dos juros impulsionaria o investimento, além de promover o crescimento econômico em todos os segmentos. A pesquisa engloba 1.000 executivos industriais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e intervalo de confiança chega a 95%.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, disse que a decisão de manter a Selic, a taxa básica de juros da economia, em 15% ao ano é "mais um duro golpe na economia e na competitividade da indústria brasileira”. Ele avaliou que não há justificativa técnica para manter a taxa em um patamar "tão elevado".
A pesquisa da CNI também mostrou a preocupação dos empresários com o Custo Brasil, termo usado para os obstáculos e despesas que encarecem a produção e a competitividade no país. A taxa básica de juros é um dos principais componentes desse custo.
Para 60% dos executivos industriais, reduzir o Custo Brasil deveria ser a principal prioridade do país. Enquanto outros 18% colocam como segunda prioridade.
Existem ainda 81% dos industriais que afirmam que o Custo Brasil eleva os preços finais ao consumidor. Do total, 55% acreditam que o aumento é muito significativo; 22%, razoável; e apenas 4% veem impacto pequeno.
“É esse o preço que toda a sociedade paga por uma política de juros equivocada”, reforçou Alban.
“Com os preços controlados e o investimento em queda, manter a Selic em 15% ao ano impede o Brasil de crescer. Não se trata apenas de prejudicar as empresas, mas de afetar milhões de brasileiros — sobretudo os de menor renda — que ficam sem acesso ao crédito e, portanto, sem capacidade de consumo", acrescentou.
Custo Brasil
Com a campanha Custo Brasil, a CNI busca mostrar de que forma os principais entraves econômicos aumentam os preços, comprometem a competitividade da indústria e limitam o crescimento sustentável do Brasil.
A pesquisa mostrou que o Custo Brasil desperdiça R$ 1,7 trilhão no país, que representa 20% do PIB.









