Inscrições do concurso de admissão ao Curso de Formação de Fuzileiro Naval vão até sexta
Estarão em disputa 1.680 vagas; durante a formação, os alunos passarão por rotina de exercícios físicos
Guilherme Resck
As inscrições para o Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval, da Marinha do Brasil, estão abertas desde 5 de janeiro e vão até sexta-feira (16). Segundo a Força, no momento, há mais de 19 mil inscritos, dentre os quais mais de 5 mil mulheres.
+ Concurso Nacional Unificado, o "Enem dos concursos", tem 2,65 milhões de inscritos
Para ser admitido no concurso, é preciso ter 18 anos e menos de 22 no dia 30 do mês de junho de 2025 e o Ensino Médio completo. As inscrições são realizadas em página específica da Marinha na internet.
O Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval terá a duração de cerca de 17 semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro, e, de forma simultânea, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), em Brasília, sob o regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
No Concurso Público de Admissão, estarão em disputa 1.680 vagas dele, das quais 1.440 são destinadas ao CIAMPA, que inclui vagas para candidatas do sexo feminino e candidatos do sexo masculino obedecendo à ordem de classificação; e 240 são destinadas ao CIAB e voltadas aos candidatos do sexo masculino, considerando a classificação no concurso.
A primeira vez que o concurso abriu oportunidade para o sexo feminino foi no ano passado; houve mais de 7 mil inscritas. O salário base médio do cargo de soldado fuzileiro naval na Marinha é de R$ 2 mil por mês.
Como será o concurso?
De acordo com a Marinha, a primeira etapa do processo seletivo é um exame de escolaridade, constituído de provas de português e matemática; a data ainda será divulgada. Os aprovados nessa etapa passarão depois por verificação de dados biográficos e de documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física.
Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval
A Marinha explica que, durante a formação, os alunos passarão por uma "intensa rotina de exercícios físicos e serão exigidos o respeito à disciplina e hierarquia de forma que tenham uma preparação para a vida de um soldado fuzileiro naval".
"Os alunos terão acesso a ensino de qualidade, moradia, alimentação, uniformes e remuneração. Se aprovados, ao final desse período, serão nomeados Soldados Fuzileiros Navais e incorporados à Marinha do Brasil, fazendo jus às prerrogativas da carreira militar".
A remuneração é de cerca de R$ 1.100,00.