Inmet emite alerta vermelho para onda de calor em 7 estados do Brasil; saiba mais
Temperatura deve ficar até 5°C acima da média e durar por até cinco dias; estados do nordeste estão em atenção para chuvas
Sete estados da região central do Brasil estão em alerta vermelho – que significa "grande perigo" – para altas temperaturas desde segunda-feira (6), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet. Segundo o órgão, a onda de calor pode causar risco à saúde.
A temperatura deve ficar 5°C acima da média, por um período maior do que cinco dias, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em meio ao forte calor, especialistas alertam para perigos à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis, como crianças e idosos. A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar. Veja outras dicas:
- Busque abrigo em locais com sombra;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Faça exercícios físicos nos horários em que o sol não esteja tão forte;
- Prefira uma alimentação leve, sem gorduras ou frituras;
- Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.
Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ao sol ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo pulverizando água também pode ajudar.
No nordeste, alerta é para chuvas
O Inmet publicou, nesta terça-feira (7), um alerta vermelho para chuvas nos estados de Alagoas e Sergipe. Há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
O instituto aconselha que sejam desligados aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia nas regiões de maiores riscos. Para quem mora em encostas, a orientação é estar atento e sempre ficar em local abrigado. Em caso de inundações, o conselho é proteger os pertences com sacos plásticos.