Brasil

Incêndio na COP30: 21 pessoas receberam atendimento após o ocorrido, diz Ministério da Saúde

Fogo foi controlado em seis minutos; área segue fechada para avaliação de segurança

• Atualizado em

Um incêndio de grandes proporções foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões onde ocorre a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) em Belém (PA). O fogo foi controlado em cerca de seis minutos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

No entanto, o Ministério da Saúde, informou que 21 pessoas receberam atendimento, sendo 19 por inalação de fumaça.

Os pacientes foram atendidos prontamente e 12 já foram liberados. Os outros nove seguem hospitalizados.

Todas foram monitoradas, receberam suporte médico e, até o momento, não há registro de feridos com gravidade.

O fogo começou no início da tarde e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e agentes de segurança da ONU. Toda a área precisou ser evacuada.

Blue Zone é fechada

Por precaução, o Governo Brasileiro e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (sigla em inglês UNFCCC) decidiram fechar temporariamente a Blue Zone para uma avaliação completa de segurança.

A reabertura só deve ocorrer após a emissão do laudo dos Bombeiros, que vai determinar se há risco residual no local.

Enquanto isso, a Zona Verde permanece aberta, com todas as atividades mantidas conforme o programado. O fluxo de visitantes e delegações segue sem alterações.

Incêndio

Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões onde ocorre a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) em Belém (PA). Por orientação da equipe de segurança, pessoas que estavam no local foram retiradas preventivamente.

As chamas atingiram a Blue Zone, na área conhecida como Pavilhão dos Países, próximo ao pavilhão da China, durante a realização da COP30. Como medida de contenção, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido no setor afetado.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, uma das possíveis causas seria um incêndio provocado em um aparelho celular. Até o momento, as causas do incêndio ainda não foram divulgadas.

Assuntos relacionados

Incêndio
COP30
Belém
ONU

Últimas Notícias