Incêndio na COP30: 13 pessoas recebem atendimento após inalarem fumaça, diz ONU
Fogo foi controlado em seis minutos; área segue fechada para avaliação de segurança

SBT News
Um incêndio de grandes proporções foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões onde ocorre a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) em Belém (PA). O fogo foi controlado em cerca de seis minutos.
No entanto, autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU), informaram que 13 pessoas receberam atendimento no local por inalação de fumaça. Outras três pessoas foram encaminhadas para hospitais da região.
Todas foram monitoradas, receberam suporte médico e, até o momento, não há registro de feridos com gravidade.
+ Justiça Federal nega habeas corpus e mantém prisão de presidente do Banco Master
O fogo começou no início da tarde e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e agentes de segurança da ONU. Toda a área precisou ser evacuada.
Blue Zone é fechada
Por precaução, o Governo Brasileiro e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (sigla em inglês UNFCCC) decidiram fechar temporariamente a Blue Zone para uma avaliação completa de segurança.
A reabertura só deve ocorrer após a emissão do laudo dos Bombeiros, que vai determinar se há risco residual no local.
Enquanto isso, a Zona Verde permanece aberta, com todas as atividades mantidas conforme o programado. O fluxo de visitantes e delegações segue sem alterações.
Incêndio
Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões onde ocorre a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) em Belém (PA). Por orientação da equipe de segurança, pessoas que estavam no local foram retiradas preventivamente.
As chamas atingiram a Blue Zone, na área conhecida como Pavilhão dos Países, próximo ao pavilhão da China, durante a realização da COP30. Como medida de contenção, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido no setor afetado.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, uma das possíveis causas seria um incêndio provocado em um aparelho celular. Até o momento, as causas do incêndio ainda não foram divulgadas.









