Incêndio de grandes proporções atinge Floresta Nacional de Ipanema, no interior de SP
Fogo segue sem controle e mobiliza bombeiros, brigadistas e voluntários; atividades turísticas foram suspensas
SBT Brasil
Um incêndio de grandes proporções atinge a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), localizada entre Iperó e Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo. O fogo começou na tarde de sexta-feira (19) e, até este sábado (20), segue sem controle.
Para apoiar os brigadistas que atuam no combate às chamas, foi organizada uma campanha de arrecadação de doações na Praça da Matriz, em Araçoiaba da Serra, até as 11h30. Entre os itens prioritários estão isotônico, água, frutas (banana, maçã e laranja), lanches (pães e frios) e balaclava ou lenço. As frutas também serão destinadas a animais silvestres resgatados, que recebem cuidados de veterinários voluntários.
+Três crianças morrem em incêndio de barraco em Campinas (SP)
A situação permanece crítica. Helicópteros foram acionados em uma nova estratégia de combate, mas há relatos de diversos animais silvestres mortos. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que áreas de visitação foram atingidas, levando à suspensão das atividades turísticas por tempo indeterminado.
Eventos previstos na unidade também foram impactados. As ações da Semana da Árvore foram canceladas e a corrida *Planeta Run 2025*, marcada para este fim de semana, foi adiada. A organização divulgará uma nova data em breve.
+Incêndio de grandes proporções atinge loja no Largo da Freguesia (RJ)
No combate às chamas atuam as Defesas Civis de Iperó e Araçoiaba da Serra, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, brigadistas do ICMBio e militares da Marinha do Brasil do Centro Industrial Nuclear de Aramar. A prefeitura de Sorocaba enviou caminhões-pipa para reforçar os trabalhos.
Em vídeo publicado nas redes sociais da Flona, Fernando, representante da unidade, afirmou que a prioridade é conter o fogo e proteger a área de preservação. Já o prefeito de Iperó, Léo Folim, classificou o incêndio como “uma tragédia de grande proporção” e solicitou apoio aéreo da Defesa Civil do Estado.
A Defesa Civil reforça que a população deve evitar queimadas, colaborar com informações em caso de novos focos de fogo e seguir as orientações oficiais.