Imagens mostram início de incêndio em pavilhão da COP30; 9 pessoas são hospitalizadas
Fogo atingiu área da Zona Azul e foi controlado em cerca de 6 minutos; 19 foram atendidas por inalar fumaça
Antonio Souza
Imagens de circuito interno registraram o início do incêndio que atingiu um dos pavilhões da COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20). As chamas se espalharam rapidamente, mas o fogo foi controlado em aproximadamente seis minutos pelas equipes de emergência.
Segundo autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU), 21 pessoas receberam atendimento, sendo 19 por inalação de fumaça.
Os pacientes foram atendidos prontamente e 12 já foram liberados. Os outros nove seguem hospitalizados.
O vídeo revela o momento em que as chamas começam e se propagam em alta velocidade dentro do pavilhão. A partir daí, seguranças e brigadistas acionam o protocolo de emergência e iniciam a evacuação.
Por segurança, o Governo Brasileiro e a UNFCCC (sigla em inglês para Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) decidiram fechar temporariamente a Zona Azul, área principal de circulação de chefes de Estado e delegações.
O Corpo de Bombeiros faz uma avaliação completa da estrutura antes da reabertura.
Incêndio
Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões onde ocorre a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) em Belém (PA). Por orientação da equipe de segurança, pessoas que estavam no local foram retiradas preventivamente.
As chamas atingiram a Blue Zone, na área conhecida como Pavilhão dos Países, próximo ao pavilhão da China, durante a realização da COP30. Como medida de contenção, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido no setor afetado.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, uma das possíveis causas seria um incêndio provocado em um aparelho celular. Até o momento, as causas do incêndio ainda não foram divulgadas.









