Igreja no Rio Grande do Sul guarda relíquias de São Carlo Acutis
Nossa Senhora de Fátima fica em Passo Fundo e atrai jovens; santo adolescente é conhecido como "padroeiro da internet"
Paula Petrin
Uma igreja em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, guarda relíquias de São Carlo Acutis, o adolescente italiano canonizado neste mês pela Igreja Católica e chamado de "padroeiro da internet". A devoção ao jovem tem atraído cada vez mais fiéis, em especial os jovens, e já há relatos de milagres no estado.
+ Quem é Mudryk, jogador ucraniano que pretende trocar futebol para ingressar no atletismo
Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, um espaço chama atenção. No local estão expostas relíquias de primeiro grau, com fios de cabelo de Carlo Acutis, e uma relíquia de terceiro grau, um pedaço de pano que foi encostado ao corpo do santo. O certificado de autenticidade também está disponível na paróquia.
Carlo Acutis morreu aos 15 anos, vítima de leucemia, e ficou conhecido por usar a tecnologia para evangelizar. Ele criou um site com informações sobre milagres eucarísticos, tornando-se referência para jovens católicos. “Os jovens, que vivem nesse mundo da tecnologia, automaticamente se identificaram com ele e estão voltando para a igreja”, afirmou o padre Érico Martins.
Meningoencefalite sem sequelas: "Fui o único que fiquei vivo"
Entre os relatos de fé, está o do jovem Arthur Mariani de Souza. Ele contou que sobreviveu a três paradas cardíacas e a uma meningoencefalite grave. “Fiquei entubado 25 dias, depois mais de 10 em recuperação, usei traqueostomia. Hoje estou aqui sem sequelas. É um milagre. Teve cinco casos no mundo e eu fui o único que fiquei vivo”, relatou.
O corpo de Carlo Acutis permaneceu quase intacto mesmo 13 anos após sua morte. Ele está sepultado no Santuário de Assis, na Itália, onde pode ser visitado. “O corpo do Carlo estava em bom estado de conservação. A pele grudou no osso e ficou inteira. O rosto e as mãos ficaram um pouco escuros porque já tinham se passado 13 anos. Foi usada a mesma técnica aplicada no padre Pio, com uma máscara de silicone no rosto e nas mãos”, explicou a irmã Francisca Erineuda Bento, guardiã do local.
A devoção ao santo também fortalece famílias que enfrentam dificuldades. Para Fabrícia, a oração a Carlo Acutis dá forças na luta do irmão contra o câncer. “Os sinais de melhora já são uma graça alcançada”, disse.
Seja pela proximidade com as relíquias do santo ou pelo estilo de vida simples e conectado que levava, a popularidade de São Carlo Acutis cresce entre os jovens gaúchos.