Papa Leão XIV canoniza Carlo Acutis, 1º santo da geração millennial e “padroeiro da internet”
Jovem italiano que usava a internet para evangelizar foi canonizado neste domingo (7) em cerimônia no Vaticano

SBT News
O Papa Leão XIV canonizou neste domingo (7), no Vaticano, o jovem Carlo Acutis, que entra para a história como o primeiro santo millennial da Igreja Católica. Conhecido como “padroeiro da internet”, Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante.
A cerimônia, realizada na Praça São Pedro, reuniu milhares de fiéis e foi a primeira canonização presidida pelo pontífice, eleito em maio. O rito incluiu a proclamação dos novos santos, a leitura de suas virtudes heroicas e, por fim, a declaração oficial de santidade.
Além de Carlo, o papa canonizou Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano conhecido por auxiliar os mais necessitados. Chamado de “alpinista da santidade”, ele morreu de poliomielite em 1925, aos 24 anos.
Papa Leão disse, na abertura da cerimônia, que ambos os jovens eram exemplos de ajuda aos necessitados.
"Tanto Pier Giorgio quanto Carlo cultivaram o amor a Deus e aos irmãos por meio de atos simples, acessíveis a todos: missa diária, oração e, principalmente, adoração eucarística. Carlo costumava dizer: 'Diante do sol, você se bronzeia. Diante da Eucaristia, você se torna um santo!'", declarou para a multidão.
+ Carlo Acutis: quem é jovem que deve virar santo da Igreja Católica
Quem foi Carlo Acutis
Nascido em Londres em 1991, filho de italianos, Carlo cresceu em Milão e desde cedo uniu a paixão pela fé católica ao fascínio pela tecnologia. Criou um site para catalogar milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja e passou a usar a internet e as redes sociais para evangelizar, o que lhe rendeu o apelido de “influencer de Deus”.
Carlo foi beatificado em 2020, em Assis, após o reconhecimento de um milagre no Brasil: a cura de um menino de 7 anos em Campo Grande (MS). Matheus Vianna, hoje com 15 anos, tinha grave doença no pâncreas e foi curado depois que tocou em uma roupa com sangue do jovem, exposta na Capela de Nossa Senhora Aparecida.
+ Jovem conhecido como "padroeiro da internet" é beatificado
O processo de canonização de Carlo começou há mais de uma década, por iniciativa de padres e amigos, e ganhou impulso a partir de 2013, com o início do pontificado de Francisco.
Inicialmente, a cerimônia para torná-lo santo estava marcada para 28 de abril, mas foi adiada após a morte do papa Francisco. Nos últimos meses, milhares de fiéis visitaram Assis, onde o corpo de Acutis permanece exposto em um santuário, vestido com tênis, jeans e moletom.
Com a canonização, Carlo Acutis se torna oficialmente o primeiro santo da geração millennial e um símbolo da evangelização na era digital. Os Millennials são aqueles nascidos entre 1981 e 1996.