Idoso vai fazer cirurgia para hemorroida e tem vesícula saudável retirada
Hospital de Birigui, no interior de SP, abriu sindicância para localizar os culpados
Um paciente de 72 anos teve a vesícula retirada durante uma cirurgia que deveria retirar a hemorroida, em Birigui, no interior de São Paulo. O órgão do homem era saudável. O hospital abriu uma sindicância e o idoso prestou depoimento, mas ainda não teve o caso esclarecido.
Ele esperava há três anos pela cirurgia. De acordo com o advogado da vítima, o erro começou na Santa Casa de Misericórdia, quando ele foi internado às 7h da manhã do último dia 11.
José Aparecido Faria conta que, depois de sair do procedimento, sentiu dores na região da vesícula e, ao passar a mão no local, percebeu um volume. O idoso questionou o enfermeiro, que o informou sobre a retirada do órgão saudável.
"Eu com o abdômen cortado e iam cortar o outro lado"
"As dores eram muito terríveis, eu passei a mão e senti aqui no abdômen um certo volume. 'Mas não é essa cirurgia que eu tinha que fazer' [disse o idoso à equipe médica]. Foi onde eu perguntei pro enfermeiro: 'mas o que vocês fizeram comigo?' [E o enfermeiro respondeu]: 'não, pq o senhor fez a cirurgia de vesícula'", conta José.
Segundo o idoso, os profissionais afirmaram que estavam "dispostos" a fazer a cirurgia correta "imediatamente", após a identificação do erro. "E eu com o abdômen cortado e iam cortar o outro lado", lamentou José.
O advogado, espantado com o corrido, aguarda o fim da sindicância para dar andamento jurídico ao caso. A Santa Casa do município afirmou que só vai se manifestar no encerramento do processo de apuração interna.