Homem recebe mata-leão de guarda municipal no centro de Osasco
Seis agentes envolvidos na abordagem foram afastados das ruas; Polícia Civil vai apurar denúncia sobre tratamento da vítima
SBT News
Um homem foi recebeu um golpe mata-leão por agentes da Guarda Civil Municipal nesta terça-feira (3), após andar de bicicleta no Calçadão de Osasco, na Rua Antônio Agu, região central da cidade. O registro da abordagem viralizou na internet.
+ Pelo menos 10 morrem em acidente com ônibus em rodovia no interior de SP
As imagens mostram o homem sendo cercado pelos guardas e a reação à chegada de um agente carregando um fuzil. O homem tenta se desvencilhar da GCM, mas é agarrado e forçado contra o chão, num mata-leão. O rosto do homem fica vermelho após a abordagem.
Alguns transeuntes tentam se aproximar dos guardas, mas são afastados pelo agente que carregava a arma de grande porte. "Olha lá, vai matar o cara!", gritou uma das pessoas que presenciou a violência.
A Secretaria de Segurança Pública informou que a Polícia Civil irá apurar a denúncia a respeito do tratamento à vítima.
Em nota, Prefeitura de Osasco disse que o comando da GCM repassou as imagens para a Corregedoria, a fim de que haja a devida apuração. Os seis guardas envolvidos já foram afastados de suas funções nas ruas e ficarão na área administrativa até a conclusão das investigações.
O caso foi registrado como desacato no 5° DP de Osasco e encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Em nota, a GCM informa que o regulamento disciplinar está passando por atualização. O documento atual não menciona o "mata-leão", abordagem que não é ensinada, treinada ou estimulada durante as instruções da Guarda Civil Municipal de Osasco, explica a corporação.