Governo importará 1 milhão de toneladas de arroz após chuvas no RS
Medida foi anunciada nesta terça por ministro da Agricultura, Carlos Fávaro
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (7) que o governo federal importará 1 milhão de toneladas de arroz para suprir as perdas com as inundações no Rio Grande do Sul. O objetivo da medida é evitar alta do preço do produto para o consumidor.
+Congresso reconhece estado de calamidade pública ao Rio Grande do Sul
De acordo com o ministro, o Rio Grande do Sul é responsável pela produção de 70% do arroz no país. A compra deverá ser feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, no mercado externo.
Fávaro fez questão de destacar que a medida não tem o objetivo de disputar com os produtores. “Deixei isso muito claro com os produtores hoje, com os sindicatos, com a Federação de Agricultura. Não é concorrer, a Conab não vai importar arroz e vender para os atacadistas que são compradores dos produtos do agricultor. No primeiro momento é evitar desabastecimento e especulação por falta de infraestrutura logística”.
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia falado sobre a possibilidade de importar arroz como consequência das chuvas no Sul. “Se for o caso, para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz”, afirmou o petista no programa “Bom dia, presidente”.