Publicidade
Política

Congresso reconhece estado de calamidade pública ao Rio Grande do Sul

Mudança proposta pelo governo vai permitir envio de recursos ao estado de forma emergencial

Imagem da noticia Congresso reconhece estado de calamidade pública ao Rio Grande do Sul
• Atualizado em
Publicidade

O Congresso concluiu a votação e reconheceu que o estado do Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública. A medida foi apresentada pelo governo, em forma de decreto, e aprovada pelo Senado nesta terça-feira (7). O texto foi promulgado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-mG)

+ Chuvas no Rio Grande do Sul: número de mortos chega 95

Na prática, a medida vai permitir envio de recursos de forma emergencial, pulando etapas tidas como burocráticas, como as fases de licitação. O decreto também permite que o envio de recursos ao estado fique fora dos limites das regras fiscais.

A proposta aprovada lista desafios públicos para retomada da normalidade do Rio Grande do Sul e aponta que o estado está em desgaste de grande intensidade, devido às mudanças climáticas com chuvas intensas, alagamentos, inundações e vendavais, que deixaram dezenas de mortos e desaparecidos, além de milhares de desabrigados.

Até esta terça-feira (7), o Rio Grande do Sul registrava 95 óbitos e 131 desaparecidos, e 401 municípios estão em situação de emergência.

Em outras frentes, o governo federal planeja a liberação do saque ao FGTS (Fundo de Garantia de Tempo e Serviço) e o aumento da liberação de emendas. Conforme apurou o SBT News, a bancada gaúcha na Câmara defende também o envio do auxílio emergencial para apoio às vítimas das chuvas.

Publicidade

Assuntos relacionados

Rio Grande do Sul
Chuva
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade