Região central do Rio Grande do Sul deve voltar a ser atingida por chuvas na quarta-feira (8)
Além do grande volume de água, a velocidade do vento também preocupa
A chuva deu uma trégua, nesta terça-feira (7), no centro do Rio Grande do Sul, região mais afetada até o momento, mas deve voltar com força em todo o estado na quarta-feira (8).
Os temporais, que ficaram concentrados mais nas cidades do sul do estado nesta quarta-feira, devem avançar para a região central do estado, onde estão centenas de cidades já afetadas. Fortes chuvas também são esperadas na divisa com Santa Catarina.
Além do grande volume de água, a velocidade do vento também preocupa. Quase todo o estado de gaúcho, o interior de Santa Catarina e o sul do Paraná podem ter rajadas de até 90 km/h, com risco para queda de árvores, postes de energia, e destelhamento de casas.
As condições são reflexo do ciclone extratropical que se forma na Argentina. Ele dá origem a uma nova frente fria que, além de provocar as chuvas, vai derrubar as temperaturas no Rio Grande do sul. Até o final de semana, a máxima em Porto Alegre vai cair 10 °C.
A chuva também deve continuar atingindo outras regiões do país. Temporais são previstos para quarta-feira no extremo norte e na costa do nordeste, principalmente em Pernambuco, Alagoas e Sergipe
O tempo deve continuar firme e quente no centro-oeste e sudeste, com máxima de 34 °C em Campo Grande, 30 °C em Vitória, 36 °C no Rio de Janeiro e 32 °C em São Paulo.
Florianópolis terá sol e máxima de 31 °C; Manaus terá pancadas de chuva e máxima de 30 °C; já Natal terá até 31 °C, com chuva a qualquer hora do dia.