Governo de SP anuncia transporte público gratuito nos dias de Enem
Medida valerá das 9h às 21h para transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais
Camila Stucaluc
O governo de São Paulo anunciou, na noite de quinta-feira (31), que irá garantir a gratuidade no transporte público nos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além dos estudantes que prestarão a prova, todos os passageiros que utilizarem o sistema nos dias 3 e 10 de novembro não precisarão pagar pela passagem.
+ Enem 2024 acontece neste domingo (3); veja o que você precisa saber
Segundo a gestão, a oferta valerá para os transportes metropolitanos das empresas CPTM, Metrô e EMTU, assim como das concessionárias ViaQuatro (Linha 4-Amarela) e ViaMobilidade (Linha 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda). Em todos os casos, a gratuidade ficará em vigor das 9h às 21h, em todas as regiões metropolitanas do estado.
No embarque, não será necessário apresentar o comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação. Para quem possui o Bilhete Único, será necessário apenas passá-lo na catraca, sem que o valor seja debitado do cartão. No caso de passageiros que não tenham bilhete, a catraca será liberada pelos funcionários da estação.
Operação dos transportes
A CPTM e o Metrô contarão com trens reservas de prontidão em pontos estratégicos, a operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados reforços na frota. Também haverá apoio no quadro de funcionários de atendimento nas estações para orientar os estudantes.
Já na EMTU, a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados. A operação será monitorada e se necessário haverá reforço na frota.
Domingão tarifa zero
Na capital paulista, os ônibus já rodam de graça aos domingos devido ao “Domingão tarifa zero”, que contempla 1.175 linhas. A medida, anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), também vale nos dias de Natal (25 de dezembro) e no Ano Novo (1º de janeiro), bem como no aniversário de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro.