Tarifa zero nos ônibus começa neste domingo (17.dez) em São Paulo
Medida deve beneficiar 2,2 milhões de passageiros; Natal e Ano Novo também contarão com iniciativa
Camila Stucaluc
A prefeitura de São Paulo implementa, neste domingo (17.dez), a tarifa zero em todas as linhas de ônibus da capital. A medida, anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) na última 2ª feira (11.dez), também valerá no Natal (25.dez) e no Ano Novo (1º.jan), bem como no aniversário de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No total, a tarifa zero irá contemplar 1.175 linhas, beneficiando cerca de 2,2 milhões de passageiros aos domingos. A medida terá um custo anual de R$ 238 milhões - valor que as tarifas pagas aos domingos atualmente rendem aos cofres públicos. Apesar do número alto, não há previsão de aumento no repasse feito às empresas de ônibus.
"Não será necessário fazer incremento de recursos ou ampliação do número de linhas. Vamos deixar de receber o valor da tarifa que é pago aos domingos, mas quando a gente paga e já tem o subsídio do transporte, em que se tem 60% de ociosidade, tecnicamente estará zerado esse custo, porque a gente vai levar benefícios para a população", explicou Nunes.
Para quem já possui o Bilhete Único, a SPTrans garante que o usuário poderá passá-lo na catraca sem que o valor seja debitado do cartão, como nos demais dias. No caso de passageiros que não tenham o Bilhete Único, o cobrador ou motorista do ônibus ficará responsável por liberar a catraca por meio de um cartão de bordo.
+ Ao contrário de trem e metrô, ônibus de SP não vão ter reajuste de tarifa
"É uma questão fundamental para a saúde mental, porque o trabalhador recebe o vale-transporte para ir trabalhar e voltar para casa. Por exemplo, um casal com três filhos gasta R$ 44 com transporte, que vai deixar de gastar. Com a tarifa zero, teremos uma cidade mais acessível. Mais famílias poderão frequentar os equipamentos públicos gratuitos", disse o prefeito..