Brasil decide restringir entrada de imigrantes que usam o país como rota de fuga; entenda
Investigação da Polícia Federal aponta que estrangeiros adquirem passagens aéreas com escala no Brasil com objetivo de seguir para outros destinos
O governo brasileiro vai impor restrições, a partir da segunda-feira (26), para a entrada de alguns cidadãos que buscam o Brasil como rota de imigração para os Estados Unidos e Canadá, segundo a Associated Press.
+ Polícia Federal mira quadrilha que pratica tráfico de mulheres para exploração sexual na Europa
Investigação da Polícia Federal (PF) revelou que imigrantes do continente asiático adquirem passagens aéreas com escalas no Aeroporto Internacional de São Paulo com o objetivo de seguir para outros destinos, mas permanecem no Brasil para facilitar a entrada nos outros países. Eles permanecem em território brasileiro e entram com um pedido de refúgio. A prática é conhecida informalmente como uma "lavagem de passaporte". De acordo com documentos oficiais obtido pela agência internacional de notícias, mais de 70% dos pedidos de refúgio vêm de pessoas de nacionalidade indiana, nepalesa ou vietnamita. Refugiados são pessoas que fogem de seus países por causa de perseguição ou de graves violações de direitos humanos. Essa perseguição pode ocorrer por motivos como raça, religião, opinião política ou pertencimento a um determinado grupo social. Com a decisão, o imigrante que possui passagem para outro país, mas parou no Brasil por causa da conexão, terá que seguir viagem. O Brasil não tem visto de trânsito.
Relatório assinado pelo investigador da PF Marinho da Silva Rezende Júnior informa que "as evidências sugerem que esses migrantes, em sua maioria, estão fazendo uso da rota conhecida que vai de São Paulo ao estado do Acre, para que possam acessar o Peru e seguir em direção à América Central e, então, finalmente, chegar aos EUA a partir de sua fronteira sul". Está nova medida só vai valer para os imigrantes que chegam de países que o Brasil exige o visto. Ela não vai valer para os países que o Brasil não exige visto.