Publicidade
Brasil

Gari carioca publica livro e vai palestrar em Harvard, nos EUA

Valdeci Boareto trabalha na função há 27 anos e começou a escrever durante a pandemia

Imagem da noticia Gari carioca publica livro e vai palestrar em Harvard, nos EUA
,
Publicidade

Um gari de trabalha em uma escola municipal em Ramos, na zona norte do Rio, se descobriu escritor há quase quatro anos e foi convidado para palestrar na Universidade de Havard, renomada instituição dos Estados Unidos.

A escola em que o escritor trabalha diariamente fica em uma das ruas que dá acesso ao Morro do Alemão.

+Rio de Janeiro tem previsão de 'chuva extrema' a partir de sexta-feira

Será a primeira vez que Valdeci Boareto, de 55 anos, viaja de avião e a segunda que sai do Estado do Rio de Janeiro. Durante toda a vida, ele só tinha viajado uma vez para Minas Gerais, de ônibus.

Agora, está com o passaporte em mãos para participar da 10ª Brazil Conference at Harvard & MIT, organizada por estudantes universitários e de pós-graduação, que acontece em Cambridge, Massachusetts, nos dias 6 e 7 de abril deste ano. Valdeci será um dos embaixadores do programa de impacto social 'Servindo Brasil'.

"Se você não desistir [dos seus sonhos], eles acontecem, mas tem ter paciência e resiliência. Quero falar [na palestra] sobre o comportamento diante da sociedade, dos profissionais de limpeza humana e a importância deles no nosso mundo. Estou muito empolgado para levar essa mensagem", disse.

Valdeci é gari há 27 anos. Ele lançou um livro na Bienal de 2023, quando acompanhou a excursão dos alunos da Escola Municipal Manuel da Nóbrega.

É a primeira vez que um coletor de lixo irá palestrar na Universidade de Harvard. Pelo livro “Comportamento que te salva - A vida sob o olhar de um gari que só quer respeito”, recebeu o convite para uma palestra para estudantes brasileiros na instituição.

+Daniel Alves pode deixar prisão nesta quinta-feira (21) se pagar fiança de 1 milhão de euros

Com o isolamento durante a pandemia, Valdeci começou a escrever sobre histórias do dia a dia na rua para vencer a depressão e a angústia.

O livro tem 60 páginas, onde o autor fala sobre a preservação da saúde, mental e espiritual, versando sobre transformações diante das dificuldades.

"Fiz esse livro para resgatar esse olhar que perdemos ao longo do tempo, a empatia pelo outro", disse.

Valdeci contou que o convite veio para falar sobre a importância que o saneamento básico tem nas nossas vidas e que o desejo do gari carioca é mostrar que o planeta é a nossa casa.

"O saneamento básico é algo que só nos beneficia, traz saúde e a economia aumenta. Então, quando nós temos essa consciência de preservar, só ganhamos", comentou.

Homenagem

Quando a notícia se espalhou na escola onde trabalha, Valdeci ganhou uma surpresa dos alunos e profissionais.

Eles fizeram um mural com frases para festejar a conquista de Valdeci.

"Esse carinho só tem me motivado muito. Me deixa emocionado com o que está acontecendo. É um combustível para continuar nesse caminho", comentou.

Publicidade

Assuntos relacionados

Rio de Janeiro
Livro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade