Garças comem peixes mortos em avenida inundada de Porto Alegre
Avenida Praia de Belas, na zona sul da capital gaúcha, virou um “riacho”; região depende da gravidade para escoar água
Com a enorme quantidade de água das chuvas que insiste em permanecer em ruas e avenidas de Porto Alegre, um grande grupo de garças está comendo peixes mortos, que foram arrastados pela enxurrada até a área urbana, na zona sul da capital gaúcha.
A avenida Praia de Belas virou um riacho por conta da presença dos animais. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), são três os motivos para a situação: o alto nível do lago Guaíba, que está em 3,81m; o arroio Dilúvio, próximo da via, está sobrecarregado; e o escoamento da água depende da força da gravidade.
Na tarde de quarta-feira (29), a água voltou a tomar as ruas da região e, principalmente, da avenida Praia de Belas. Moradores deixaram os prédios dos bairros com a enchente atingindo a altura das canelas.
Mais mortes por leptospirose são confirmadas
Até a manhã de quarta, o Rio Grande do Sul registrou 169 mortos pelas chuvas. Outras 44 pessoas estão desaparecidas, e 629 mil estão desabrigados ou desalojados.
Já a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais duas mortes por leptospirose, totalizando sete vítimas da doença. Mais 141 casos estão confirmados e 10 mortes são investigadas. As autoridades alertam para que a população tome cuidados diante do cenário, com o uso de botas e luvas para evitar o contato com a água suja e contaminada.