Fuvest 2025: o que você precisa saber? Primeira fase será neste domingo (17)
Mais de cem mil candidatos disputam vagas na USP. Confira regras da prova e a novidade deste ano
Contagem regressiva: a primeira etapa do vestibular da Fuvest, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), será neste domingo (17). As provas vão selecionar estudantes em 8.147 vagas a partir do ano que vem.
+USP é eleita a melhor universidade da América Latina pelo segundo ano consecutivo
Na disputa, estão mais de 96 mil candidatos. Foram 107.322 inscritos no total, mas uma parte do grupo – 11.213 – são estudantes do ensino médio que farão a prova apenas para treinar.
A USP foi considerada a melhor da América Latina, de acordo com ranking da revista britânica Times Higher Education. Confira a seguir os destaques para o dia do exame.
Conteúdo da Fuvest 2025
A primeira etapa da seleção é voltada aos conhecimentos gerais, com 90 questões de múltipla escolha de diferentes matérias – como português, matemática, geografia, história, biologia, física, química e inglês.
As perguntas serão de múltipla escolha, em que se elege uma opção de resposta entre uma lista disponível.
Horário da prova da Fuvest 2025
A primeira etapa será realizada na tarde deste domingo (17). Os portões dos locais de prova estarão abertos de meio-dia às 13h, e a prova deve ser realizada das 13h às 18h.
+Leia as últimas notícias do portal SBT News
Entre os locais do exame estão a capital paulista, 33 cidades da região metropolitana e locais no interior de São Paulo – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
O que preciso levar para o vestibular?
Para fazer aprova será necessária a apresentação de um documento original de identidade com foto – em versões físicas ou digitais – e caneta com o corpo transparente, na cor azul ou preta.
Lápis de rascunho e borracha, além de apontador e régua transparente também são permitidos. Água e alimentos podem ser levados para consumo durante a prova.
O que está proibido para a prova da Fuvest?
Alguns materiais foram listados como proibidos. Relógio, de qualquer tipo, inclusive inteligentes, equipamentos eletrônicos, como calculadora, celulares e câmeras fotográficas.
Também não é permitida a entrada com materiais impressos, corretivos, canetas que não sejam transparentes, bonés, óculos de sol, fones de ouvido ou objetos que possam ser considerados estranhos.
Quando será a segunda fase?
Para chegar na segunda etapa, os candidatos precisam acertar pelo menos 30% das questões da prova da primeira fase: um total de 27 questões.
A lista da convocação e os locais de prova serão divulgados no dia 2 de dezembro. As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. O local da prova poderá passar por mudanças. Por isso, a orientação é checar na divulgação no início do próximo mês.
Novidade na seleção da USP
Neste ano, os cadernos de prova serão divulgados no próprio site da Fuvest e o gabarito oficial será publicado às 19h.