Dono da Livraria Cultura, Pedro Herz, morre aos 83 anos em São Paulo
Herz foi um dos principais livreiros do país. Corpo será velado e sepultado no Cemitério Israelita do Butantã na manhã desta quarta-feira (20)
Wagner Lauria Jr.
Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, morreu na madrugada desta terça-feira (19), aos 83 anos, em São Paulo. O velório será no Cemitério Israelita do Butantã na próxima quarta-feira (20), às 10h.
"Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país.", disse nota divulgada pela Cultura.
O comunicado completa que sua "paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além."
Fundada em 1947 pela filha de imigrantes judeus vindos da Alemanha, Eva Herz começou importando livros da Europa e tendo uma clientela formada principalmente por imigrantes.
Em 1969, quando a icônica loja é inaugurada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, seu filho, Pedro, se torna sócio da empresa.
Recuperação judicial e falência
Em 2018, a Cultura pediu recuperação judicial e teve sua falência decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no dia 9 de fevereiro de 2023.
+ Justiça de São Paulo decreta falência da Livraria Cultura
A última loja que restava da empresa era a do Conjunto Nacional. Em fevereiro deste ano o ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o recurso apresentado pela empresa e autorizou a ordem de despejo por falta de pagamento do aluguel desde 2020.