Frio fora de época muda rotina e surpreende comerciantes no Sul e Sudeste
Frente fria derrubou temperaturas em até quatro graus abaixo da média para janeiro e impactou restaurantes e sorveterias


Flavia Travassos
Fondue de queijo, vinho e clima aconchegante. A cena típica do inverno apareceu em pleno verão. A queda inesperada das temperaturas nos últimos dias surpreendeu moradores e comerciantes do Sul e do Sudeste do Brasil, que já contavam com o calor tradicional de janeiro.
Em restaurantes especializados em pratos quentes, o frio trouxe uma virada positiva. Um estabelecimento que costuma registrar queda no movimento nesta época do ano precisou reforçar a equipe.,
Segundo o gerente de um estabelecimento Caio Machado, colaboradores extras foram chamados para atender a demanda.
“Quando a temperatura cai, a gente aciona esses colaboradores, que já são quase de casa, e eles vêm prontamente para ajudar na operação”, explicou.
Sorveterias sentem impacto com queda nas vendas
Enquanto alguns comemoram o faturamento fora de época, outros enfrentam prejuízo. Em uma rede de sorveterias, o movimento caiu 70%. A quantidade de sorvete vendida nesta semana foi três vezes menor do que nos primeiros dias de janeiro, quando o calor predominava.
O comerciante Luca Brienza relata a dificuldade. “Quando o frio chega, os clientes somem. O calor vai embora e os clientes também”, afirmou.
Por que fez tanto frio em pleno janeiro?
Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, a frente fria foi mais intensa do que o normal para esta época do ano.
“Tivemos uma massa de ar frio mais forte agora em janeiro, provavelmente por conta da circulação de ventos na alta atmosfera. Essa massa polar avançou pelo Sul e também atingiu o Sudeste, incluindo o estado de São Paulo”, explicou.
As temperaturas ficaram quatro graus abaixo da média climatológica para o mês.
Quando o calor volta?
Apesar do frio atípico, a frente fria já está se afastando. A previsão indica que, na próxima semana, as temperaturas voltam a subir e o clima deve recuperar a cara de verão.
“Na semana que vem, teremos temperaturas bem elevadas novamente, em algumas regiões até acima da média”, afirmou a especialista.









