Frente fria perde força e Brasil se prepara para onda de calor fora de época
Massa de ar quente deve elevar as temperaturas na maior parte do país; máximas podem ultrapassar os 30ºC
A massa de ar polar que passou pelo Brasil na última semana começou a perder força nesta segunda-feira (22). Agora, segundo previsão do MetSul, o país se prepara para uma forte onda de calor fora de época, que deve elevar as temperaturas em diversos estados no fim de abril, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Os estados em que a temperatura deve ficar mais alta são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e parte de Minas Gerais. Em várias cidades do Centro-Oeste e do interior de São Paulo, e mais isoladamente em Minas, as máximas no decorrer desta semana vão ficar ao redor de 35ºC, com alguns pontos registrando 37ºC e 39ºC.
Algumas das maiores cidades do Brasil devem enfrentar forte calor fora de época. A cidade de São Paulo, por exemplo, terá algumas tardes em que as máximas vão superar os 30ºC, quando normalmente nesta época as máximas ficam em torno de 25ºC.
No Sul do Brasil, o Paraná deve ser o estado em que a temperatura deve ficar mais alta nesta semana. No Rio Grande do Sul, uma instabilidade frequente reduzirá o impacto do ar quente na maior parte dos dias, mas, no final desta semana, há possibilidade de uma onda de ar quente invadir o estado com máximas elevadas para o final de abril.
+ No Dia da Terra, Google chama atenção para combate às mudanças climáticas
O novo período de calor deverá contribuir para que abril termine com temperatura muito acima da média. De acordo com o MetSul, nos primeiros 20 dias do mês, os termômetros já registraram médias significativas, atingindo até 3ºC a 4ºC acima da climatologia.