Fraude no INSS: aposentados e pensionistas serão atendidos nas agências dos Correios
A partir de sexta-feira (30), beneficiários terão atendimento presencial para consultar e contestar descontos não autorizados em seus pagamentos
Yumi Kuwano
Aposentados e pensionistas do INSS poderão procurar, a partir desta sexta-feira (30), uma das agências dos Correios espalhadas pelo país para verificar se houve algum desconto não autorizado em seus benefícios durantes as fraudes envolvendo entidades associativas e o instituto.
Com isso, os beneficiários que encontraram dificuldades no atendimento digital poderão buscar as 4.730 para serem atendidos presencialmente.
Para o atendimento, basta levar um documento de identificação oficial. Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer à agência, é possível mandar um representante legal, mediante apresentação de procuração legal autenticada.
A parceria entre o governo federal e os Correios também tem como objetivo levar o atendimento a lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa. Mas o governo alerta que nenhum funcionário está autorizado a ir até a casa dos beneficiários.
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Como funcionará o atendimento?
O atendimento presencial será realizado por meio de uma plataforma eletrônica específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, nas agências habilitadas.
Será possível consultar se foi feito algum desconto não autorizado; requerer a contestação de descontos; reconhecer a autorização de algum desconto; consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada); analisar e contestar a documentação apresentada pela associação; e imprimir o protocolo com orientações para acesso pelo telefone 135 e Meu INSS.
O atendimento será gratuito e prioritário para aposentados e pensionistas nas agências.
Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto na folha de pagamentos referente a abril recebem os valores de volta a partir desta segunda (26). Ao todo, serão reembolsados R$ 292 milhões aos beneficiários.
Apesar da nova modalidade de atendimento, os canais oficiais continuam valendo: aplicativo Meu INSS; site do INSS; e central 135.