'Meu INSS' tem mais de 34,9 milhões de acessos após três dias de abertura do ressarcimento
Mais de 1,2 milhão de pedidos de devolução de valores descontados foram feitos até 17h desta quinta (15), de acordo com balanço

SBT News
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta sexta-feira (16), o balanço do terceiro dia de consulta e pedidos de ressarcimento dos descontos nos pagamentos de aposentados e pensionistas.
Até as 17h desta quinta-feira (15), foram registrados mais de 34,9 milhões de acessos ao 'Meu INSS', sendo que 5,9 milhões de acessos foram especificamente à área de consulta dos descontos. Desses, cerca de 2,8 milhões de usuários não possuíam descontos registrados.
+INSS: mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas solicitam reembolso por descontos indevidos
No total, 1.370.635 consultas de descontos de entidades associativas foram realizadas efetivamente. A maioria — 1.345.817 segurados — não havia autorizado os descontos e solicitou o reembolso, enquanto 24.818 usuários confirmaram a autorização das cobranças.
A grande maioria dos atendimentos (92,4%) foi feita de forma digital, pelo aplicativo e site do Meu INSS, o que corresponde a 1.266.516 acessos. Já a central telefônica 135 respondeu por 104.119 atendimentos (7,6%).
Além disso, o INSS registrou 41 entidades associativas contestadas pelos segurados até o momento.
O processo é uma das iniciativas do governo para garantir o controle dos beneficiários sobre sua própria folha de pagamento, especialmente diante do esquema de fraudes de cobranças indevidas por meio de associações e sindicatos que veio à tona após uma operação da Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) no mês passado.