Ciclone subtropical provoca tempestades neste final de semana no RJ e SP
Chuvas serão mais intensas na região da Costa Verde, que abrange Mangaratiba, Angra e Paraty, no RJ, e Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, em SP
A formação de um ciclone subtropical em alto-mar provocará chuvas fortes no sudeste. As áreas entre o litoral norte de São Paulo e região metropolitana do Rio de Janeiro foram classificados como regiões de alerta vermelho (grande perigo) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas intensas começam na noite de hoje (14) e devem se prolongar até as 18h de quinta-feira (15).
Segundo o Inmet, as chuvas podem superar os 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. Já os ventos na região podem chegar a 100 km/h. A região mais atingida será a Costa Verde, que engloba os municípios Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro, e Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, em São Paulo. Em decorrência do ciclone, queda de árvores, alagamentos e enxurradas podem ocorrer nas cidades atingidas.
A Marinha do Brasil também emitiu alerta para ressaca do mar com ondas que podem chegar 2,5 metros de altura, entre Santos (SP) e São João da Barra (RJ). Neste caso, deve-se evitar o banho de mar e a prática de esportes no mar; não se deve permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca; os pescadores devem evitar navegar nesse período de ressaca. Também se deve evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia e não é recomentado entrar no mar para resgatar vítimas de acidente.
Caso a condição atmosférica persista nos próximos dias, o ciclone pode ser classificado como tempestade subtropical, podendo provocar ventos de até 83 km/h no entorno do ciclone, principalmente nos setores sul e sudeste, até a noite da próxima terça-feira (20).