Focos de incêndio caem 88% no estado de São Paulo
Chegada do frio e da chuva auxiliaram as operações de combate ao fogo do governo
Camila Stucaluc
O número de focos de incêndio ativos em São Paulo teve redução de 88% entre o último sábado (14) e segunda-feira (16). Segundo balanço do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado, foram registradas 31 queimadas no período, ante 262 contabilizadas no fim de semana do dia 7 a 9 de setembro.
A redução dos incêndios ocorre em meio a quedas nas temperaturas e as pancadas de chuvas que atingiram boa parte dos municípios das regiões oeste, sul, centro e faixa leste do estado. O alívio no calor auxiliou o combate aéreo, que contou com 11 aeronaves.
No fim da terça-feira (17), apenas três municípios permaneceram com focos de incêndio ativos: Itirapuã e Rifaina, na região de Franca, e Bananal, na região da Serra da Bocaína. Nas duas cidades, a Defesa Civil mantém equipes atuando e o uso de aeronaves. Em Bananal, a chuva tem se espalhado pela cidade e contribuído nos trabalhos.
+ Sede da COP30, Pará decreta situação de emergência devido ao aumento das queimadas
O governo também continua intensificando a fiscalização em relação aos incêndios criminosos, com 1.866 militares da Polícia Ambiental. Até o momento, já foram aplicados R$ 25 milhões em multas para crimes relacionados a queimadas, enquanto 23 pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento em ações de início intencional de fogo.