Publicidade
Brasil

Fila de espera no INSS para concessão de benefícios cai em 2024, diz relatório da Previdência Social

Ao todo, os processos a espera de resposta inicial somam quase 1 milhão e 400, diminuição de 600 mil em relação a 2023

Imagem da noticia Fila de espera no INSS para concessão de benefícios cai em 2024, diz relatório da Previdência Social
Frente de agência da Previdência (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Publicidade

O número de fila para concessão de benefícios do INSS diminuiu em 2024, de acordo com o último levantamento da Previdência Social, realizado em abril deste ano. Ao todo, os processos a espera de resposta inicial somam quase 1 milhão e 400, diminuição de 600 mil em relação a 2023.

O órgão também registrou uma diminuição no tempo médio de análise para a solicitação, de 43 dias para 39. Entram nesse cálculo pedidos de aposentadorias, auxílios, salário-maternidade e pensões.

Segundo Diego Cherulli, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a redução se refere apenas a primeira análise, pois se somar os recursos, os casos passariam de 4 milhões.

"De fato a fila tem diminuído, o tempo médio de concessão tem caído, mas o que nós não podemos perder em mente é que não é conceder e reduzir a fila a qualquer custo. O processo tem que ter eficiência. Tem que ser efetivo, concreto, para que não gere judicialização e outros serviços, como pedido de revisão ou até mesmo recursos administrativos."

Ao longo do ano, o governo federal anunciou medias para melhorar a capacidade de atendimento do INSS. Entre os destaques, está o ATESMED, plataforma lançada em abril que permite o envio de documentos como laudos médicos para quem solicita benefício por incapacidade.

Também na tentativa de controlar o aumento da fila, foi autorizada a nomeação de 1250 servidores concursados para o INSS entre 2023 e 2024. Há ainda a previsão de uma nova autorização para nomear outros 500 servidores até o fim de 2024.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade