Publicidade
Brasil

Fernando Haddad detalha medidas emergenciais do governo para auxiliar o RS

Segundo ministro da Fazenda, recursos de emendas parlamentares no valor de R$ 1.6 bilhão estarão disponíveis

Imagem da noticia Fernando Haddad detalha medidas emergenciais do governo para auxiliar o RS
Fernando Haddad comitê diversidade
Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou nesta terça-feira (7) sobre um conjunto de medidas emergenciais que o governo deve apresentar para atender o Rio Grande do Sul, estado que sofre com fortes chuvas que têm atingido a região.

+Congresso reconhece estado de calamidade pública ao Rio Grande do Sul

“Tratamento da dívida, crédito. A parte tributária parcialmente resolvida e a questão do decreto de calamidade, que permite aos ministérios começarem a atuar imediatamente nas áreas afetadas”, afirmou Haddad.

O titular da pasta acrescentou que o conjunto de medidas fica pronto essa semana e que emendas parlamentares destinadas ao RS, no valor de R$ 1.6 bilhão, já estarão disponíveis.

“O Congresso está 100% preparado para atender o Rio Grande do Sul e ansioso para que as medidas sejam anunciadas o quanto antes. Estamos fazendo tudo com muito critério, muita segurança. Troquei mensagens com o presidente do Tribunal de Contas para que tenhamos transparência e controle nos gastos. Queremos que os recursos cheguem a quem realmente precisa, com o melhor resultado possível. Sabemos que o desafio humanitário é bastante grande neste momento”, explicou o ministro.

Dívida

Questionado sobre a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul, Fernando Haddad afirmou que a Casa Civil está analisando a questão no presente momento, em conjunto com um projeto de lei que trata da oferta de crédito subsidiado.

“As pessoas vão ter que refazer suas vidas e não vão poder recorrer ao sistema bancário tradicional, sobretudo as pessoas de mais baixa renda, pois não vão ter condições de pagar os juros praticados no mercado. Nem seria justo que assim ocorresse. É uma situação dramática e o governo federal tem mecanismos, que vão ser anunciados, que vão permitir linhas especiais de financiamento de longo prazo para que as pessoas possam refazer suas vidas, replanejando essa retomada”.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade