Fabiana Justus recebe alta após 34 dias internada para tratamento de leucemia
Filha do empresário Roberto Justus, influenciadora finalizou a primeira parte do tratamento e retornou pra casa
A influenciadora digital Fabiana Justus, filha do empresário Roberto Justus, recebeu alta hospitalar após 34 dias internada para tratar uma leucemia.
+ Leia mais notícias do SBT News
"Primeiro intervalo entre os ciclos para dar muita força para continuar o tratamento!", escreveu Fabiana nas redes sociais.
+ Fabiana Justus raspa cabelos em tratamento contra leucemia; veja momento
Fabiana iniciou a primeira parte do tratamento de quimioterapia em janeiro, assim que descobriu a doença.
Segundo ela, os médicos disseram que as chance de cura são altas, já que a doença foi diagnosticada no início.
O que é leucemia?
Nomeia-se leucemia os cânceres das células sanguíneas da medula óssea - local onde são produzidas as células sanguíneas e ocupa o centro dos ossos. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.
Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.
O principal exame de sangue para suspeita inicial do diagnóstico de leucemia é o hemograma. Segundo o Ministério da Saúde, a detecção precoce desse câncer é o ponto fundamental para identificar a doença em fases mais iniciais e obter maior chance de sucesso no tratamento.
Nas leucemias agudas, o processo envolve quimioterapia, controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou tratamento da infiltração no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos de leucemia, é indicado o transplante de medula óssea.