FAB intercepta aeronave paraguaia carregada de cocaína e avião quebra ao meio
Segundo informações da Força Aérea Brasileira, o piloto não obedeceu ordens de pouso obrigatório
Samir Mello
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que interceptou uma aeronave oriunda do Paraguai nesta terça-feira (9). De acordo com informações dos militares, o avião de modelo CESNA-182 foi identificado na fronteira do Paraguai e Mato Grosso do Sul e interceptado no Paraná. O tripulante que estava a bordo foi detido e a carga suspeita – pasta base de cocaína – foi apreendida.
+Leia mais sobre Brasil no SBT News
Duas aeronaves da força aérea foram usadas na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF): uma A-29 Super Tucano e um avião radar E-99.
Ao ingressar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF. A partir de então, os pilotos de defesa aérea, seguindo os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), classificaram a aeronave como suspeita e foi constatado que sua matrícula estava clonada.
A aeronave suspeita não obedeceu o comando de pouso obrigatório em Londrina, fazendo então um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), às 11h10. A partir desse momento, a PF assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS), detendo o piloto e apreendendo a carga suspeita.