Experiência imersiva na COP30 faz público refletir sobre impactos das mudanças climáticas
Chamada “Caminhando em seus Sapatos”, a exposição convida o público a vivenciar histórias reais de moradores da floresta

SBT News
Uma experiência sensorial que convida o público a enxergar o mundo sob a perspectiva do outro será um dos destaques da COP30, em Belém (PA).
Até o próximo dia 21 de novembro, durante a Conferência do Clima, visitantes poderão participar da instalação “Caminhando em seus Sapatos…” (A Mile in My Shoes, no título original), apresentada no Brasil pela Intercultura.
Criada pelo Museu da Empatia (Empathy Museum), do Reino Unido, a exposição traz 24 histórias, 12 de moradores da Amazônia e 12 de pessoas conectadas à região ou à natureza, em uma vivência imersiva sobre território e meio ambiente.
Inspirada no provérbio indígena norte-americano “não se pode julgar uma pessoa sem caminhar uma milha em seus sapatos”, a instalação propõe que cada visitante calce os sapatos de um dos personagens e ouça, em áudio, o relato real narrado por ele.
As histórias retratam a vida de indígenas, ribeirinhos, pescadores, ex-garimpeiros e outros moradores da Amazônia, abordando temas como sustentabilidade, economia local e resiliência diante das transformações ambientais.
+ Entenda por que modelo de transição energética pode ser injusto com países subdesenvolvidos
+ Inmet emite alerta de chuvas intensas no Sul, Norte, Centro-Oeste e Sudeste; veja em quais estados









