Estado de São Paulo decreta emergência por causa da dengue
Três a cada quatro mortes por dengue em 2025 foram em SP; Araçatuba e São José do Rio Preto são as cidades mais afetadas

Ana Beatriz de Paula
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo decretou, na manhã desta quarta-feira (19), estado de emergência devido às 133 mortes e mais de 120 mil casos confirmados de dengue. Até o momento, 59 municípios já estavam com o decreto ativo. Segundo o Ministério da Saúde, três a cada quatro mortes por dengue em 2025 ocorreram em São Paulo.
Mesmo após o decreto, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, se reunirá com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no fim da tarde desta quarta-feira (19) para formalizar o reconhecimento do quadro emergencial. A expectativa é que o governador assine o decreto ainda hoje.
Com a medida, os municípios terão acesso facilitado aos recursos federais e estaduais e poderão realizar compras emergenciais, mesmo que superem as metas do ano fiscal. A região noroeste do estado, em particular as cidades de Araçatuba e São José do Rio Preto, é a mais impactada. Rio Preto, em especial, é o único município do país a ter recebido apoio direto do governo federal no combate à doença.
A implantação dessa medida costuma ocorrer quando o estado atinge a marca de 300 casos confirmados de dengue para cada 100 mil habitantes. Em 2024, a mesma ação foi adotada no início de março.









