Enem dos Concursos: governo autorizada a convocação de 4,3 mil aprovados
Primeiras nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais

SBT News
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou na sexta-feira (25) uma portaria, autorizando a convocação de 4.330 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Inicialmente, 16 órgãos e entidades federais poderão começar a nomear os candidatos aprovados em cargos que não necessitam de curso de formação.
As primeiras nomeações devem ser divulgadas em maio. As vagas com provimento autorizado são para os cargos de nível médio e também os de nível superior dos oito blocos temáticos. Entre eles estão os de analistas, técnicos, especialistas e pesquisadores, em áreas como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas.
+ Apagão atinge Portugal e outros países da Europa; ciberataque é descartado
Cargos e órgãos autorizados
Entre os órgãos autorizados a convocar os candidatos está o próprio Ministério da Gestão e da Inovação; o da Agricultura e Pecuária; Cultura; Saúde e o do Planejamento, além de instituições como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Advocacia-Geral da União (AGU).
+ Conclave para determinar o novo papa começará no dia 07 de maio
Maior concurso público
O Concurso Público Nacional Unificado, também chamado “Enem dos Concursos”, é considerado o maior concurso público já realizado no Brasil. Em 2024, o número de inscritos somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de cargos públicos de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades, em 21 órgãos da administração pública federal. As remunerações dos futuros servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.
De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a segunda edição do CPNU deve ser realizada no segundo semestre deste ano.