Brasil

Enem começa neste domingo (9): veja possíveis temas da redação, segundo professores

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 também é aplicado no próximo domingo (16); primeiro dia tem redação

Imagem da noticia Enem começa neste domingo (9): veja possíveis temas da redação, segundo professores
Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ocorre neste domingo (9) em quase todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro, e Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, ainda sem data definida após passagem de tornado na cidade.

+ Enem 2025: saiba horários, o que levar e mais detalhes do primeiro dia de provas

A prova deste domingo é composta por 90 questões objetivas, dividas entre Linguagens e Ciências Humanas, e uma redação. O texto dissertativo, que é o motivo da preocupação de muitos, vale até 1000 pontos e é decisivo para obter uma boa nota.

Professores de duas instituições de ensino, em São Paulo e no Rio de Janeiro, listaram os possíveis temas para a redação deste ano. Confira a seguir.

Veja possíveis temas da redação 2025

Os professores contam que as sugestões seguem o modelo que o Enem vem adotando nos últimos anos, como explica a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Espírito Santo, Cristiane Imperador:

“As provas recentes mostram que o exame privilegia temas sociais que envolvem cidadania, direitos humanos e valorização da diversidade. Assuntos contemporâneos, como o impacto das tecnologias e os desafios da saúde mental, também podem ser abordados, pois reforçam o interesse em estimular o pensamento crítico", explicou.

Os temas que os educadores apostam para esta edição da prova são:

  • Os desafios da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho;
  • A efetivação do direito à moradia digna e à cidade no Brasil contemporâneo;
  • O lugar da cultura periférica nos museus: caminhos para a valorização da memória e da arte;
  • Educação socioambiental e justiça racial: caminhos para a equidade ambiental no Brasil;
  • Os desafios da promoção da saúde mental entre adolescentes na era digital;
  • Desinformação e fake news, especialmente em tempos de redes sociais e polarização;
  • Mudanças climáticas e sustentabilidade, com foco em ações individuais e coletivas;
  • Desigualdade habitacional e acesso à moradia, um problema urbano crescente;
  • Envelhecimento da população brasileira, com seus desafios para saúde, previdência e inclusão;
  • Inclusão de pessoas com deficiência, abordando acessibilidade, educação e mercado de trabalho.

+ Enem 2025: saiba como controlar a ansiedade e revisar os conteúdos essenciais antes da prova

E se o tema surpreender este ano?

Como em qualquer tipo de previsão, o resultado pode surpreender na hora. No entanto, os professores não consideram que isso seja um problema ou um indicativo de que a nota não poderá ser boa.

“Por mais que o tema da redação do Enem 2025 possa surpreender, é fundamental que os estudantes estejam preparados para qualquer assunto. O mais importante é desenvolver a capacidade de analisar problemas de forma crítica e propor soluções articuladas, habilidades essenciais para a construção de uma redação consistente e para a formação cidadã como um todo", comenta a coordenadora pedagógica.

Já o professor Alan Soares Delgado, do Colégio Imaculado Coração de Maria, revela que um tema que não tem aparecido nas listas de sugestões para 2025, mas que é perfeitamente viável e que pode surpreender na hora da prova é: “Os desafios para a valorização das bibliotecas públicas como instrumentos de democratização do conhecimento no Brasil".

Enem segue no próximo domingo

No próximo domingo (16), serão mais 90 questões, sendo de Matemática e Ciências da Natureza. Mais de 4,8 milhões de participantes estão inscritos para fazer o exame.

Nos dias de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h, seguindo o horário de Brasília, e o início das provas ocorre às 13h30. Neste primeiro domingo, a duração será de 5 horas e 30 minutos, com término às 19h; já no segundo (16), o exame se encerra às 18h30, totalizando 5 horas.

É importante ficar atento ao fuso horário: estados como Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm uma hora a menos em relação a Brasília, e no Acre a diferença é de duas horas.

A prova serve como porta de entrada para diversas universidades. A saída das salas é permitida a partir das 15h30, mas os candidatos só podem levar o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim.

Publicidade

Assuntos relacionados

Enem
Prova
Exame
Brasil
Educação
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade