Enem 2024: Estudantes empurram ônibus atolado para conseguir chegar a local de prova
Lizarda, no Tocantins, não realiza o exame; estudantes saíram às 3h40 da madrugada em direção a outra cidade para conseguir participar do Enem
Estudantes do município de Lizarda, região Leste do Tocantins, passaram um sufoco no caminho para o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (3).
Como a cidade onde vivem não realiza o exame, eles precisaram seguir viagem para outro município, de Novo Acordo, que fica a 161 quilômetros de distância. O tempo estimado do percurso da viagem é de cinco horas, por estradas de terra.
+Redação do Enem 2024 aborda herança africana
Durante o trajeto, o ônibus escolar em que os estudantes estavam atolou na lama. Para seguir viagem, eles tiveram que sair e empurrar o veículo. O momento foi registrado em vídeo pelos próprios estudantes.
Amanda Reis, que terminou o ensino médio e presenciou todo o esforço, contou que o grupo estava apenas na metade do caminho quando o ônibus atolou.
"Lizarda é uma cidade do interior bem distante, as estradas são bem precárias. Essa situação, bem no dia do Enem, acaba desanimando nós estudantes. Passar por essa situação foi bem angustiante e estressante, pois fiquei com medo de perder a prova que decidirá o meu futuro", disse.
+Homem desaparece após saltar de speed fly da Pedra Bonita em São Conrado, no Rio
O ônibus ficou atolado por volta das 6h50. Depois de muito esforço, os estudantes conseguiram tirar o veículo da lama e chegaram a Novo Acordo às 8h30, com tempo de sobra para a realização da prova do Enem, que começou às 13h30.
A outra opção para os estudante de Lizarda era seguir em direção a Palmas, mas a cidade é mais distante e não oferece transporte, conta Amanda.
"Como Novo Acordo é mais perto optamos por lá. O município também oferece o ônibus. Portanto é mais adequado escolhermos Novo Acordo".