Enchentes no RS: nível do Guaíba volta a ficar abaixo dos 4 metros
Lago deve ter cheia duradoura devido às pancadas de chuvas previstas para essa semana
O lago Guaíba, no Rio Grande do Sul (RS), voltou a registrar baixa no nível de água. Conforme a última medição, feita na madrugada desta segunda-feira (27), o nível baixou a 3,99 metros no Cais Mauá, em Porto Alegre, voltando a ficar inferior aos 4 metros. O nível, no entanto, permanece acima da cota de inundação, que é de 3 metros.
+ Saúde reforça alerta contra leptospirose e aumenta prevenção no RS
Especialistas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH) apontam que o Guaíba ficará com cheia duradoura nos próximos dias, com redução lenta dos níveis. A marca da água deve permanecer na casa dos 4 metros, sobretudo devido às pancadas de chuvas previstas para essa semana.
Segundo alerta da Defesa Civil de Porto Alegre, a previsão é de chuva intensa para esta segunda (27) e terça-feira (28) na capital, com acúmulo de água entre 50 e 100 milímetros por dia. Rajadas de ventos entre 60 km/h 100 km/h também são esperadas.
“Considerando a elevada duração prevista e possibilidade de novas elevações, recomenda-se atenção a possibilidade de retorno das águas em regiões recentemente drenadas; atenção especial à população afetada; e ações imediatas para manutenção das infraestruturas e serviços essenciais como o saneamento básico”, disse o IPH.
Aulas suspensas na capital
Em meio ao temor de novas enchentes por conta das chuvas, a prefeitura de Porto Alegre decidiu suspender as aulas na rede pública e privada até terça-feira (28). A determinação, em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre, vale para as 99 escolas próprias, 219 parceirizadas da rede municipal e todas as unidades privadas.