Enchentes no RS deixam 47 milhões de toneladas de lixo nas ruas de Porto Alegre, aponta levantamento
A prefeitura de Porto Alegre admitiu o descarte irregular e afirmou que irá fiscalizar
Gabriela Ierina
As enchentes no Rio Grande do Sul deixaram quase 47 milhões de toneladas de resíduos nas ruas de Porto Alegre. segundo levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após o escoamento da água em alguns locais, o lixo se tornou um transtorno para os moradores.
A prefeitura admitiu o descarte irregular e afirmou que irá fiscalizar. Segundo alguns moradores, o acumulo do lixo fez com que restos de alimentos se misturassem com lixo hospitalar.
Alessandro Pasqueloto, chefe do Serviço de Infectologia da Santa Casa, afirmou que a preocupação no momento é para o aumento no número de casos de leptospirose. A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou até o momento 15 vítimas fatais da doença.
"A primeira preocupação é a leptospirose. Por mais, que a água tenha abaixado, existe muito barro, muito ambiente úmido que as pessoas podem pisar, podem se expor.", destacou"
Na tentativa de acelerar o recolhimento, a prefeitura criou áreas provisórias para o descarte. Desde o começo da inundação, mais de 43 mil toneladas de resíduos foram recolhidos, segundo o departamento municipal de limpeza urbana da cidade.